top of page

POR QUE SUA EMPRESA DEVE TER UM CONTRATO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

  • Foto do escritor: Gustavo Ribeiro
    Gustavo Ribeiro
  • 7 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura
ree

Para uma empresa operar em sua eficiência máxima, é importante que o ambiente de trabalho esteja sempre funcional. Naturalmente, com a utilização do dia a dia, essa condição vai se perdendo no tempo.


Uma solução simples para evitar este problema é o planejamento e provisionamento de contratação de um serviço de Manutenção Preventiva Periódica.


De acordo com a NBR 5674, “a manutenção de edificações inclui todos os serviços realizados para prevenir ou corrigir a perda de desempenho decorrente da deterioração dos seus componentes, ou de atualizações nas necessidades dos seus usuários.”

Ou seja, a Manutenção Preventiva garante que os eventuais pequenos reparos sejam resolvidos de forma ágil, evitando maiores impactos na funcionalidade do dia a dia de um escritório.


Como funciona?


Em um contrato desta natureza geralmente é elaborado da seguinte forma, em alinhamento entre as empresas contratante e contratada:


1.     Definição do escopo de contrato: Levantamento de itens e disciplinas que serão englobados na revisão e manutenção periódica. Com isso gera-se um checklist que será conferido a cada visita da equipe técnica. Por exemplo:

a)     Instalações elétricas e lógicas: condições de quadros elétricos e seus componentes, funcionamento de iluminação geral, tomadas, disjuntores, etc

b)     Instalações hidrossanitárias: funcionamento de pias, torneiras e bacias sanitárias, condições de vedações de conexões e registros, etc

c)      Ar Condicionado: inspeção geral na instalação dos equipamentos, distribuição de insuflamento nas unidades, aperto de todos os terminais elétricos das unidades, desobstrução de sujeiras e aletas amassadas, etc


2.     Alinhamento de periodicidade e visitas técnicas: De acordo com o tamanho e especificidades do espaço, e também extensão do checklist feito anteriormente, define-se a periodicidade das visitas técnicas, que terão o intuito de conferir toda a lista afim de certificar que todos os itens em contrato estão em perfeito funcionamento.

Caso seja necessário algum reparo, este pode ser realizado instantaneamente, ou dependendo da complexidade, agendado para execução.


Em alguns casos, também se incluem cláusulas de atendimento de chamados emergenciais neste tipo de contrato preventivo.


Benefícios


Dentre os benefícios dessa contratação para as empresas, destaca-se:


  • Redução de custos: identificar e corrigir problemas antes que se tornem grandes e onerosos pode evitar falhas operacionais e danos mais graves, resultando em economia de custos a longo prazo.

  • Durabilidade: com a manutenção e acompanhamento adequados, as instalações e equipamentos têm sua vida útil prolongada. Isso evita a necessidade de substituições frequentes e contribui para a eficiência da operação.

  • Minimização de interrupções: Ao realizar inspeções regulares e manter os sistemas em boas condições, é possível identificar e resolver problemas potenciais antes que eles se transformem em falhas que interrompam as atividades diárias.

  • Segurança: inspeção de instalações para que sistemas de segurança, como alarmes contra incêndio, CFTV, entre outros, estejam em pleno funcionamento, criando um ambiente de trabalho mais seguro e reduzindo os riscos de acidentes e incidentes.

  • Eficiência energética:  ao manter os sistemas de climatização, iluminação e outros equipamentos em bom estado, é possível otimizar seu desempenho e reduzir o consumo de energia, resultando em economia de custos e em um ambiente de trabalho mais sustentável.

  • Satisfação da equipe: um espaço de trabalho bem conservado e seguro contribui para o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, e consequentemente aumento de produtividade.


Qual a diferença de Manutenção para garantia de obra?


Se você reformou seu espaço de trabalho recentemente, e ainda está no período de garantia, é importante o esclarecimento da diferença desta para o contrato Manutenção Preventiva.

De acordo com a NBR 15575, todas as obras possuem garantias de acordo com a tabela divulgada na mesma norma.


A manutenção preventiva, por sua vez, é a checagem do que está funcionando (e não reparos de garantias em itens sem funcionamento), para interferir preventivamente; e corretivamente em caso de falhas pontuais.


E aí? Acha que esse tipo de contratação faz sentido para a sua empresa?


Quer receber um contato da Lca para melhor entendimento?


Deixe um comentário nesse post, ou entre em contato através de qualquer um de nossos canais.

 
 
 

Comments


bottom of page